quarta-feira, 27 de abril de 2011

João Pedro Mésseder visita a Escola Básica 2,3 de Vila Nova de Tazem, no dia 17 de Maio, às 10:30

   João Pedro Mésseder nasceu em 1957, no Porto. Sob a identidade de José António Gomes, é Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, tendo-se doutorado em Literatura Portuguesa do éculo XX e publicado diversos estudos nos âmbitos da História e da Crítica Literárias (Literatura Portuguesa Contemporânea e Literatura para a Infância e a Juventude), além de várias antologias. Nesta qualidade, fundou e dirige a revista Malas-artes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude .
   É autor de livros de poesia e de cerca de três dezenas de obras para crianças e jovens, repartidas pela escrita em verso, pelo álbum e pela narrativa – alguns dos títulos traduzidos para galego e espanhol. Está representado em antologias em vários países e tem colaboração dispersa em diversas publicações.
   Textos seus têm sido utilizados em espectáculos teatrais de alguns grupos portugueses. Vários dos seus poemas e outros textos foram musicados, interpretados e gravados pelo Bando dos Gambozinos sob a direcção musical de Suzana Ralha, tendo Romance do 25 de Abril sido integralmente musicado por Pedro Moura e apresentado, sob a forma de opereta infantil, num espectáculo realizado na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, em 25 de Abril de 2007. Em 2010, por encomenda de um canal de televisão português, escreveu o conto Comédia italiano, a partir do quadro, com o mesmo título. Com base em ambos foi realizado um filme de animação.
   A sua obra conta com várias dezenas de títulos editados e que foram motivo de estudos e de recensões críticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário