Mostrar mensagens com a etiqueta Formação de utilizadores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Formação de utilizadores. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Aprender com a Biblioteca Escolar!


Com esta atividade pretendemos que os utilizadores da biblioteca escolar adquiram conhecimentos sobre o funcionamento e organização da BE e que sejam capazes de utilizar os seus recursos no dia-a-dia. Assim, porque entendemos que a aquisição destas competências seja de extrema importância no sentido de os tornar cada vez mais autónomos e, para que possam ter mais sucesso na realização dos seus trabalhos e no seu processo se ensino/aprendizagem as sessões de formação de utilizadores no mês de Outubro, constituem mais uma forma de comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Formação de utilizadores



As competências da informação constituem ferramentas de aprendizagem ao longo da vida, favorecendo o desenvolvimento cognitivo do aluno. A literacia não se limita a preparar os utilizadores para o uso dos recursos da biblioteca, nem se fica pela mera procura bibliográfica ou apenas busca e localização de informação. Vai mais além, pois pretende trabalhar a avaliação de recursos, a compreensão, a utilização e a comunicação da informação. Assim, a Biblioteca Escolar tem vindo a realizar ações de formação de literacia da informação no 8º ano, ensino secundário e curso EFA. Esta atividade tem como objetivo fornecer aos formandos informação sobre a estrutura dos trabalhos escritos no AEG e o domínio  de funcionalidades úteis do Microsoft Word para conceber documentos (inserir índice, bibliografia e paginação). Nesta fase, a ações têm contemplado o ensino secundário.


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A biblioteca Escolar é Super!



A Biblioteca Escolar é um espaço fundamental dentro da Escola. Durante esta semana, em colaboração com os Professores de Português do 8º ano,  damos especial atenção à biblioteca escolar como espaço promotor de literacia e motivador de leitura.


A formação de utilizadores, A Biblioteca Escolar é super, pretende ajudar alunos a localizar, identificar e selecionar a informação de que necessitam. É também um espaço de reflexão sobre as práticas dos alunos no domínio do tratamento, pesquisa de informação e  estratégias que promovam competências no âmbito da literacia da informação.





domingo, 22 de fevereiro de 2015

Formação de utilizadores da informação (11ºC)



As bibliotecas constituem um dos principais pilares para uma estratégia de promoção da Educação ao Longo da Vida, particularmente na formação de utilizadores.
Com a finalidade de estimular a troca de experiências e a reflexão dos alunos em torno do papel das bibliotecas na formação de utilizadores, nomeadamente na área das Tecnologias da Informação e Comunicação, a equipa da BE pretendeu, com esta  formação, contribuir para o desenvolvimento de competências de literacias da informação (pesquisa, tratamento e avaliação da informação).



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Formação de utilizadores de informação


É inegável que as BE têm um papel muito importante no processo de ensino/aprendizagem, contribui para tal o facto de serem fontes de informação privilegiadas, pela sua natureza e missão. No entanto, porque o volume da informação que circula é exponencial, requerem-se novas práticas de gestão e divulgação dessa mesma informação junto dos utilizadores.
Assim, BE promoveu uma ação de formação de utilizadores de informação destinada a alunos do secundário, neste caso 10ºC. Pretendeu-se conhecer as competências em pesquisa/utilização da informação e os padrões de utilização dos serviços e recursos disponibilizados pela Biblioteca, e, por outro lado, explicar/rentabilizar as potencialidades do Microsoft Word como gerador de bibliografia.




quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Formação de utilizadores da biblioteca

Com o objetivo de dar a conhecer aos alunos todas as potencialidades da biblioteca a nível pedagógico e de formação pessoal, a biblioteca organizou sessões de formação de utilizadores para os alunos dos 6º, 7º, 8º e 10º anos da nossa escola.

Esta atividade decorreu de outubro a março e era composta por duas partes distintas: a primeira, em que se davam a conhecer os diferentes espaços funcionais da biblioteca, as regras de funcionamento, o sistema de classificação dos documentos, o catálogo coletivo e os guiões produzidos.



Na segunda parte, os alunos em grupos de quatro elementos, realizavam uma pequena ficha de aplicação dos conhecimentos adquiridos com a formação.