Mostrar mensagens com a etiqueta Clube de leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Clube de leitura. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Projeto L

Envelhecer ativamente num contexto intergeracional, assim continua o projeto L, uma aposta na interação social seniores/ adolescentes . Construção de novas redes  relacionais, a partilha de saberes e a aquisição de novos conhecimentos e competências através da aprendizagem em contexto intergeracional.




O Projeto L, na turma 10º D, tem tido grande recetividade  ... assim voltou a ser no dia 2 de junho.




segunda-feira, 10 de março de 2014

Projeto L

Nesta edição do projeto L foram partilhados textos no feminino, alguns da autoria das D. Emília e D. Micéu, escritoras locais. Uma seleção de textos e canções que procurou homenagear as mulher nas dimensões mãe, mulher, trabalhadora... Entre leituras, risos e músicas foi hora de ouvir e ser ouvido.



Bo@s Leituras!!!

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Lugares de memória


Numa noite fria de janeiro, os membros do Clube "Ler com Todos" lembraram as vítimas do Holocausto, numa sessão intitulada" Lugares com memória" . Desta vez as opiniões foram a partir de poemas, excertos de livros e filmes. Mesmo por isso, Valeu a pena ler, ver e refletir,( para que o passado não se repita)!
 

Clube de Leitura " Ler com todos "


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Projeto L- Leitura intergeracional

Este projecto traduziu-se em duas sessões, a primeira destinada à apresentação, ao ajustamento do projecto e partilha de textos sobre a leitura. A segunda, em dezembro, os intervenientes leram textos sobre o Natal e experiências de vida. Este clube de leitura proporciona um convívio saudável entre várias gerações, que se traduz evidentemente num enriquecimento mútuo, tendo em conta as diferenças geracionais e, claro está, a sua complementaridade. Estes encontros contribuíram, sem dúvida, para a valorização da especificidade de cada elemento do clube.

Clube de leitura dez - slideshow

Estão envolvidas no projeto duas turmas do 10º Ano, A e D; idosos da Cáritas Diocesana; os idosos a frequentarem a aula de Educação Física, no Centro de Saúde; os professores de EMRC e a Biblioteca Escolar

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Projeto L

O Projeto L pretende ser um “clube de leitura” intergeracional onde os intervenientes partilham leituras e reflexões, procurando relacionar o conteúdo dos textos selecionados com as vivências dos seus leitores.
Estão envolvidas no projeto duas turmas do 10º Ano, A e D; idosos da Cáritas Diocesana e os idosos a frequentarem a aula de Educação Física, no Centro de Saúde); os professores de EMRC e a equipa da BE...
Aqui ficam algumas imagens da 1ª sessão do clube com os idosos da Cáritas Diocesana.
Esta atividade  revelou-se bastante gratificante e promissora de muitas outras que virão a acontecer.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Clube de leitura " Ler com todos"

Outro ótimo encontro! Bolos e chá ajudaram a entrar no clima literário. Cada um apresentou sua abordagem da obra O velho que lia romances de amor, alguns dos aspetos focados foram:

O desaparecimento, na nossa opinião, precoce do dentista Rubicundo Loachamín, logo nos primeiros capítulos, uma personagem fascinante.


As aventuras e emoções do velho Bolívar Proaño, um homem que só nos romances de amor encontra o refúgio face à barbárie humana.

O facto de não ter saído da floresta amazónica e viajar através dos livros, salientámos, a título de exemplo, o seu fascinio pela descrição da cidade de Veneza.


A linguagem realista, quase jornalística, que expressa elevado grau de visualismo nas descrições das paisagens amazónicas e nos gestos e expressões das suas personagens. Sepúlveda consegue criar no leitor, a ilusão de ser um espectador que assiste a um espetáculo ou a sensação de estar diante de um quadro. O autor prima pelas descrições da selva amazónica e pelos episódios onde mostra os conhecimentos e sabedoria dos indígenas.


O próximo encontro será em junho.


O livro selecionado foi:


O carteiro de Pablo Neruda


Boa leitura para todos nós!





quinta-feira, 14 de março de 2013

Clube de leitura " Ler com todos"



Ontem, dia 14 de março de 2013, pelas 20.30 horas, na BE, teve lugar o 2º Encontro do Clube de Leitura " Ler com todos".

O livro em discussão foi "O velho que lia romances de amor", de Luís Spúlveda.

Contámos com a presença de alguns novos leitores , para além dos que já tinham aparecido no 1º encontro. Alguns de nós ainda não tinham terminado a leitura dos capítulos propostos, outros sim... e muito mais, o que não impediu ninguém de aparecer e manter uma conversa animada. Alguns dos tópicos de discussão foram:
As personagens:
Rubicundo Loachimín, médico dentista, anárquico convicto, cujos métodos primitivos de tratar dentes não conseguem afugentar-lhe a clientela por falta de alternativa, o vilão do romance o administrador da circunscrição e, claro, o protagonista desta história, António José Bolívar, um homem idoso, de idade indeterminada, que gosta de poupar a dentadura postiça para a não desgastar, colocando-a apenas para comer ou falar...resta saber que outras surpresas no reserva esta personagem.
O espaço: 
a grande floresta amazónica, um dos locais do mundo onde sobrevivem espécies raríssimas de fauna e flora, que se revela o verdadeiro protagonista do romance, cuja mensagem é transmitida pelos olhos de António José, o velho que lia romances de amor.
Tivemos opiniões bastante diversas o que tornou a conversa ainda mais interessante. Foi, na nossa opinião, uma hora bem passada, com pessoas interessadas e participativas.
Obrigada a todos
Alcina Neves, Cristina Figueiredo e Elsa Pinto 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Clube de leitura " Ler com todos"


Nasceu um clube de Leitura no Agrupamento de Escolas de Gouveia. O seu primeiro encontro foi na passada 6ª feira, pelas 20h30, na Biblioteca da Escola Sede, teve como princípio constituir um grupo de pessoas que leiam e partilhem leituras entre si. O clube “Ler com todos” dirige-se, nesta primeira fase, às turmas dos 9º E e 9º D e respetivos Encarregados de Educação.

Todos os participantes leem o mesmo livro ao mesmo tempo, desenvolvendo a sua leitura pessoal e íntima em casa e, no dia e hora marcados reúnem para a partilhar. Nas sessões, serão comentadas as páginas lidas desde o encontro anterior e, marcadas as páginas a ler até ao encontro seguinte. O debate sobre a ação, as personagens, o tema ou o estilo literário poderá ser enriquecido pela partilha de experiências pessoais dos membros do clube e por partilhas na página do Facebook criada para o Clube de Leitura.