Mostrar mensagens com a etiqueta Mensagem de início do ano. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mensagem de início do ano. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ler não dá sono... dá sonhos...


Não é ler um livro que dá sono, claro, mas substâncias químicas que agem no corpo. Uma delas é a adenosina, que se acumula ao longo do dia. Quanto mais adenosina, maior o sono, explica Fábio Haggstram, diretor do Centro de Distúrbios do Sono do Hospital São Lucas, de Porto Alegre. Ou seja, o problema, na verdade, é a hora da leitura. Experimente ler em outro horário. Você pode até sentir preguiça, não conseguir nem virar a página e se entediar. Mas não terá sono.

Já a segunda substância envolvida é a melatonina. Ela regula o sono, pois é liberada quando o ambiente escurece. Por isso dormimos, normalmente, à noite. E, como a luz inibe a produção de melatonina, quem lê no tablet, por exemplo, tende a sentir menos sono do que quem lê no papel. É por esse mesmo motivo que é mais fácil passar horas na internet ou vendo televisão do que ler um bom livro de madrugada. Não se sinta culpado se a TV estiver mais agradável às 4h.

Três dicas para não dormir:
1. Começou a bocejar? Levante e dê uns pulinhos. Estar acordado é reagir a estímulos, e esse pequeno exercício nada mais é do que um estímulo motor. De quebra, vai ajudar a quebrar a monotonia.

2. Ler em voz alta exercita outras partes do cérebro, como o lobo temporal (relacionado à audição) e o lobo frontal (relacionado à produção da fala), e vai acabar com aquela preguiça momentânea.

3. Leia sentado. É lógico: a não ser que você tenha problema na coluna, é mais difícil dormir sentado do que deitado, já que, para dormir, é preciso relaxar toda a musculatura, o que não ocorre sentado
.
                                       
                                          Fonte: Revista Superinteressante - Cristine Kist

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

No tempo e no mundo em que vivemos, é fundamental que os jovens dominem um conjunto de complexas competências ligadas à informação.
As bibliotecas escolares são essenciais para a resposta a essa exigência, numa época em que as formas clássicas de produção e circulação do saber, ligadas ao livro e ao impresso, tanto se estão a alterar.
Quando o conhecimento de que precisamos parece encontrar-se na web, as atividades de pesquisa e tratamento de informação ficaram muito mais complexas do que seria de imaginar!
E os jovens, os “nativos digitais”, apesar da destreza tecnológica, têm grandes dificuldades na procura e uso de conteúdos informativos fiáveis e importantes, bem como na capacidade de os transformar em conhecimento.
É este desafio, o do ensino da literacia da informação, bem como o da leitura nos tradicionais e nos novos ambientes, que torna as bibliotecas escolares tão necessárias.
As bibliotecas escolares são um ponto de acesso aos livros, a outros suportes e a atividades que estimulam o interesse e as competências de leitura ao longo da vida académica.
São também um espaço de inclusão digital pois, para além de permitirem o acesso à Internet, desempenham um papel importantíssimo na promoção do uso seguro, crítico e eficaz da informação.
A escola sede do Agrupamento dispõe de uma biblioteca onde, para além de recursos em diversos suportes, existe uma equipa empenhada em contribuir para o sucesso dos alunos e para o desenvolver de um processo de ensino/aprendizagem de qualidade.

FREQUENTEM E USEM A BIBLIOTECA!
BOM ANO LETIVO!