terça-feira, 21 de setembro de 2021

10 minutos a Ler


 
“10 minutos a ler” é um projeto aprovado no Conselho Pedagógico do dia 6 de setembro e tem como princípios a recuperação e consolidação das aprendizagens. 

 Principais objetivos: 

  • Estimular a criação de uma rotina de leitura; 
  • Promover a leitura, o prazer de ler; 
  • Proporcionar mais uma oportunidade de treinar a fluência e precisão. 

Procedimentos:

1. O Diretor de Turma define grupos de pares para realizarem os 10 minutos a ler, uma vez por semana, na disciplina designada na grelha. (livro / artigo a selecionar existente na Biblioteca Escolar ou pessoal). Sensibiliza os alunos para a importância da leitura e monitoriza o processo através de conversas informais e verificação da grelha enviada para o efeito. 

2. Atividade deve constar do sumário da disciplina.

3. O delegado e subdelegado devem ter responsabilidade pelo preenchimento de uma grelha (simples) onde constarão os nomes dos leitores, títulos dos textos e dados.

Opções: 

1 - Promover a leitura individual e silenciosa dos alunos durante menos 10 minutos por semana. Esta opção implica que cada aluno tenha um livro / revista na sua posse (seja dele próprio ou requisitado na biblioteca) .Na biblioteca haverá livros disponíveis para requisitar.  

2 - Promover a leitura em voz alta, feita pelo professor e / ou pelos alunos, a partir de um documento impresso (livro, revista) ou digital (ebook, doc.pdf).  A escolha do que se lê é da responsabilidade do professor e dos alunos (a continuidade da leitura do documento (de disciplina para disciplina) é uma opção da turma) . 

Nota: Encontra-se disponível na BE um conjunto de livros que podem ser requisitados.  

A equipa da Biblioteca Escolar está disponível para esclarecer qualquer dúvida


Sem comentários:

Enviar um comentário