sexta-feira, 2 de março de 2012

Ana Maria Magalhães

Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa no dia 14 de Abril de 1946. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa. Foi professora de Português e História do ensino preparatório.
O ministro da Educação chamou-a para integrar a equipa que se ocupou da Reforma do Sistema Educativo entre 1989 e 1991. Desempenhou funções de coordenadora da reforma curricular do 2º ciclo.
Em 1994 aceitou o convite da Expo’98 para dirigir o Jornal do Gil e, em 1997 foi destacada para o gabinete do ministro da Educação a fim de estabelecer a ligação pedagógica entre o Pavilhão de Portugal da Expo’98 e as escolas.
Em 1998 foi convidada pela editora do Ministério da Educação para coordenar uma revista multicultural, destinada aos países africanos de língua oficial portuguesa, a revista Tu cá tu lá.
É coautora de várias coleções de livros didáticos, dos quais se destacam os da coleção Uma Aventura. A partir de 1982, e em parceria com Isabel Alçada, Ana Maria Magalhães estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis.
Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, refletem a longa e rica experiência educativa, são eco de uma infância e juventude particularmente felizes e traduzem o seu enorme talento para comunicar com os mais novos.
Na biblioteca poderão encontrar muitos livros desta autora que nos visitará no próximo dia 6 de março.

Sem comentários:

Enviar um comentário