No passado dia 11 de novembro, os alunos de Literatura Portuguesa do 10.º B, acompanhados pela professora da disciplina, Helena Carvalho, e pela professora bibliotecária, Elsa Pinto, realizaram uma visita de estudo à Casa “Para Sempre”, casa-museu dedicada ao escritor Vergílio Ferreira. A iniciativa contou ainda com a presença da Diretora da Biblioteca Municipal de Gouveia, Dra. Catarina Santos, que guiou o grupo nesta viagem pelo percurso literário e pessoal do escritor.
A visita permitiu que os alunos mergulhassem no universo criativo de Vergílio Ferreira e compreendessem de forma mais profunda a influência da aldeia e da montanha na construção da sua escrita. No interior da Casa, encontram-se objetos pessoais como livros, fotos, espelhos, relógios, candeeiros e a poltrona, onde Vergílio Ferreira escreveu grande parte das suas obras. Há também painéis, desenhos, esculturas e pinturas que refletem os seus interesses e inspirações. As paredes estão decoradas com frases das suas obras, criando uma atmosfera de reflexão sobre a literatura e a existência — temas centrais na vida do escritor. Todos estes elementos despertaram a curiosidade dos alunos e incentivaram-nos a refletir sobre a vida e a obra do escritor
A experiência revelou-se marcante para todos os participantes, que destacaram diferentes aspetos da casa-museu como fontes de inspiração:
“O que eu mais gostei foi o painel em madeira; representava a montanha, uma grande fonte de inspiração para Vergílio Ferreira.”
“Para mim, o mais interessante foi a parede com a assinatura de Vergílio Ferreira em todos os cantos, uma ideia bastante criativa!”
“O que eu gostei mais foi o desenho do espelho, porque nos faz refletir sobre a nossa imagem e o nosso interior.”
“O que eu mais gostei foram as estátuas que representavam os escritores em quem Vergílio Ferreira se inspirava.”
“Nesta visita, senti-me inspirada e muito próxima de Vergílio Ferreira por ficar a conhecer todo o seu percurso de vida e carreira.”
“O que eu mais gostei foi da casa em geral, pois é bastante reflexiva e incentiva-nos a ler.”
“O que mais gostei foi das fotos que mostram os acontecimentos mais importantes para o escritor.”
“O que me chamou mais a atenção foram as paredes do segundo andar, onde havia frases de obras de Vergílio Ferreira que nos ajudam a ficar inspirados.”
“O que mais gostei foi da poltrona de Vergílio Ferreira, pois foi onde ele se sentou quando escreveu a maior parte dos seus livros.”
A visita à casa “Para Sempre” confirmou-se, assim, como uma oportunidade única para os alunos conhecerem melhor um dos mais importantes escritores portugueses, natural do concelho de Gouveia, e aprofundarem o seu contacto com a literatura e o pensamento de Vergílio Ferreira.



Sem comentários:
Enviar um comentário