terça-feira, 26 de abril de 2022

Prova intermunicipal do Concurso Nacional de leitura







 A fase intermunicipal da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) do Concurso Nacional de Leitura decorreu em Gouveia, nos dias 21 e 22 de abril. 

Todos os finalistas da fase intermunicipal estão de Parabéns! Após terem sido conhecidos os apurados da fase escolar/concurso municipal (aproximadamente 180 alunos, 45 por cada ciclo) estes participaram na fase intermunicipal. Lembramos que o Agrupamento de Escolas e o Município de Gouveia foram representados por:

1º Ciclo: Antónia Ferrão, 4º Ano VNT, Cecília Costa e Francisco Sequeira do 4º B.

2º Ciclo: Rita Duarte e Matilde Sousa do 5ºC e Sebastião Nascimento do 6ºD.

3º Ciclo: Mateus Inácio, 8ºA, Matilde Martins e Carolina Pimenta 8ºE.

Ensino Secundário: Maria Cardoso, 10ºB, André Ferreira e Dinis Silva 11ºA.

Nesta fase, os alunos leram as seguintes obras: 1º Ciclo “A girafa que comia Estrelas”; 2º Ciclo “ A viúva e o Papagaio”; 3º Ciclo “O conto da ilha desconhecida” e no Ensino Secundário “Jesusalém”.

No dia 21 de abril, realizou-se a prova escrita (formato online) e no dia 22 de abrilprova oral (formato presencial), que decorreu no Teatro Cine de Gouveia.

Na prova escrita, três alunos do Agrupamento destacaram-se entre os cinco melhores leitores dos 2º, 3º ciclos e Secundário da região das Beiras e Serra da Estrela, a saber: Sebastião Nascimento, Mateus Inácio e Dinis Silva, respetivamente.

Dos cinco alunos, que prestaram a prova oral, foram apurados 2 por ciclo que representarão a CIMBSE na fase Nacional, a ter lugar em Almada, no dia 4 de junho.

Parabéns a todos os alunos que participaram e em especial aos alunos Sebastião Nascimento e Mateus Inácio que venceram no 2º e 3º ciclo, respetivamente, e irão representar a CIMBSE na fase Nacional.

 (Esta iniciativa é coordenada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, na qualidade de parceira do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL 2027)).

Sem comentários:

Enviar um comentário