sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Mural das lamentações da humanidade

O Agrupamento de Escolas de Gouveia vai receber a partir do próximo dia 15 de janeiro, a exposição de desenho “Mural das lamentações da Humanidade”.

Esta mostra, que contempla 10 obras da autoria de Ricardo Cardoso, surgiu, em maio de 2015, a partir de trabalhos realizados tendo como tema os horrores da humanidade do século XX e início do século XXI, e tem como intuito principal levantar a questão: que futuro para a Humanidade? Segundo o autor, a temática da exposição pretende suscitar uma reflexão crítica sobre “o futuro e o perigo que carregam as utopias e as crenças fanáticas”.

A equipa da Biblioteca Escolar pretende, ainda, avivar memórias e sensibilizar a comunidade educativa para a importância de lembrar o dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala no próximo dia 27 de janeiro. (data em que ocorreu a libertação dos presos do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polónia).


Ricardo Cardoso nasceu em Seia em 1982, é licenciado em Artes/Desenho, pela Escola Superior Artística do Porto, e concluiu o curso de Conservação e Restauro de Madeiras no Cearte, em Coimbra. Recebeu uma Menção Honrosa no 7.º Concurso de Arte Jovem em São Romão, Seia, em 2002, e no Agiarte, em Oliveira do Hospital, em 2010.
O autor expõe com regularidade desde 1999. Das exposições coletivas destacam-se a realizada na Bienal da Marinha Grande, na Shair Project Galeria Emergentes Dst, em Braga, no Palácio Landal, em Santarém e mais recentemente no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda.
A nível individual, o artista já passou pela Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, pela Casa da Cultura de Meda e pelo Posto de Turismo de Seia.

Sem comentários:

Enviar um comentário