sexta-feira, 8 de abril de 2011

Concurso literário "Quem conta um conto...acrescenta um ponto"






 







  
Lá no céu

  Quando Frei Hilarião chegou ao céu encontrou D. Afonso Henriques e D. Bibas a conversar com S. Pedro porque ele não os deixava entrar no céu. D. Bibas lá deu a volta à situação e S. Pedro deixou-os entrar.
   A certa altura, D. Afonso Henriques viu o pai, abraçou-o e disse uma palavras carinhosas que D. Bibas passou a toda a gente no céu mas, é claro, entoadas à sua maneira.
   Cada vez que D. Bibas dizia uma palavra, toda a gente se ria. Até que um dia aconteceu um imprevisto: D. Henrique foi expulso do céu e D. Afonso Henriques foi com ele.
   D. Bibas foi logo contar a toda a gente o que se tinha passado mas apercebeu-se que a única coisa que devia estar a fazer era tentar salvar D. Henrique e D. Afonso Henriques.
   Ele foi ter com S. Pedro e falou com ele dizendo-lhe que, se não voltasse a dar autorização para D. Henrique e D. Afonso Henriques entrarem no céu, ele ia ter com eles.
   S. Pedro disse que D. Bibas não podia abandonar o céu porque, sem ele, mais ninguém se ria. Mas D. Bibas não ligou ao que S. Pedro disse e dirigiu-se para a porta.
   S. Pedro gritou e disse a D. Bibas que ia fazer tudo para que D. Henrique e D. Afonso Henriques voltassem a ter confiança nele e entrassem de novo para o céu. D. Bibas aceitou e foram ambos procurá-los.
   Passaram-se dias e dias e nem sinal deles até que, num desses dias, surgiu luz... encontraram-nos!
   D. Bibas ficou muito contente e S. Pedro pediu desculpa e perguntou a D. Henrique e a D. Afonso Henriques se queriam voltar para o céu e eles aceitaram.
   Quando chegaram ao céu toda a gente estava a comentar, tentando adivinhar porque é que S. Pedro tinha expulso D. Henrique e D. Afonso Henriques. S. Pedro quis saber quem tinha espalhado esta notícia. Ao dizer estas palavras olhava para D. Bibas até que este disse que tinha sido ele que espalhara a notícia.
   S. Pedro ficou muito aborrecido com D. Bibas mas... como iria ele castigá-lo?
   Ele tinha ao seu alcance duas hipóteses:
   ... expulsava D. Bibas e ninguém se voltaria a rir no céu;
   ... ou perdoava-o e explicava-lhe que não podia voltar a fazer isso.
   É claro ... escolheu a hipótese de o perdoar e de lhe explicar que não podia voltar a fazer o mesmo.
   Lá foi ele falar com D. Bibas que aceitou e pediu desculpa pelo que fez. Daí em diante, D. Bibas continuou a fazer rir toda a gente que ia para o céu.
   Até que houve um dia em que S. Pedro adoeceu e disse a D. Bibas para tratar do céu enquanto ele não melhorava. E ele assim fez.
   Passados alguns dias S. Pedro melhorou e todos disseram que D. Bibas tinha tomado bem conta do assunto.
   S. Pedro ficou contente e felicitou-o, continuando todos muito felizes eternamente no céu.


Conto escrito pela Inês Saúde do 5º C, baseado no título "O bobo" de Alexandre Herculano
  

Sem comentários:

Enviar um comentário