quarta-feira, 11 de maio de 2022

Sustentabilidade e conscientização ambiental

"Oceano de plástico" (Um Oceano Plástico) é um documentário sobre as consequências do nossa forma de vida, baseada em estilo plástico descartável, e testemunha a destruição que causamos às aves marinhas, tartarugas e peixes

Através do triller deste documentário somos levados a pensar à problemática da quantidade de plástico existente atualmente nos oceanos e águas do planeta. O que está na origem do problema, quais as consequências para a vida no mar e quais as consequências que daí resultam para o ser humano. 

Clique aqui para ver o triller do filme "Ocean of plastic"

A mudança é possível? O que podemos fazer?

A política dos 7 R's sugestões de mudanças comportamentais de modo a assegurar a qualidade da vida na Terra, promovendo a preservação e conscientização ambiental. 

Recompensar. Recusar. Reduzir. Reparar. Reutilizar. Reciclar. Revolucionar.


Plasticus Maritimus

Quando era pequena, a bióloga Ana Pêgo não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. À medida que foi crescendo, apercebeu-se, porém, de que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico. Para alertar para as suas consequências na vida do planeta, Ana decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie. Chamou-lhe Plasticus maritimus , e desde então nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos.

O Plasticus maritimus merece ter os dias contados!

A cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão parar aos oceanos. 

O equivalente a um camião cheio de plástico, por minuto!

Já é tempo de fazermos alguma coisa.

Saber mais sobre o projeto  "Plasticus Maritimus"

Imagens para refletir  " Plasticus Maritimus"


Imagens retiradas do livro de Ana Pêgo, fotografias do lixo que começou a colecionar e que deu origem a várias exposições, são o ponto de partida para  refletir sobre o excesso e variedade de embalagens de plástico e quantidades absurdas de alguns objetos do dia-a-dia que dão à costa nas nossas praias e na nossa serra.

Nota: Mais imagens para refletir  " Plasticus Maritimus"

Jog@re aprender é giro a valer!

Os alunos:
 entre em  www. kahoot .it
2º  PIN do jogo:   06308735

ou não tem link

https://kahoot.it/challenge/06308735?challenge-id=0f68788c-fa81-48bd-8563-674e457342ad_1652361460176

Nota:  A versão gratuita do Kahoot só permite 50 jogadores, atingiu este limite a Biblioteca pode gerar um novo código ou link.


Plasticus maritimus. Como explicar o problema do plástico às crianças – Observador





Sem comentários:

Enviar um comentário