terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Concurso Nacional de Leitura

 





O segundo momento da Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura decorreu no dia 31 de janeiro, onde foram apurados os alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclo e do ensino secundário que representarão o concelho de Gouveia na Prova Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura. Esta fase contou com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Gouveia de todos os níveis de ensino apurados no 1.º momento “Prova Escrita”, que decorreu nas escolas Básicas de Gouveia e Vila Nova de Tazem e na Secundária de Gouveia, na semana de 16 a 21 de janeiro, a saber:

1.º ciclo- Cecília Costa e Francisco Sequeira do 4.ºB; Alexandre Pais e Ema Costa do 4.º A; Antónia Ferrão e Pedro Gabriel Pinto do 4.º ano de Vila Nova de Tazem

2.º Ciclo- Joana Sá do 5.ºB; Sebastião Nascimento do 6.ºD; Rita Duarte do 5.ºC; Matilde Sousa do 5.ºC; Joana Silva e Lara Marta do 6.ºE.

3.º Ciclo- Leonor Laranjo do 7.ºB; Francisca Lopes do 8.ºC; Gustavo Gomes do 9.ºA; Mateus Inácio do 8.ºA; Matilde Martins e Carolina Pimenta do 8.ºE.

Ensino Secundário- André Ferreira, 11.ºA; Maria Cardoso, 10.ºB; Dinis Silva, 11.ºA; Maria Mendonça, 11.ºB; Joana Duarte, 10.ºB e Claúdia Cardoso, 11.ºC.

Nesta fase, o concurso consistiu na prestação de provas de avaliação de leitura expressiva e de argumentação. As provas orais tiveram por base obras diferenciadas. Para o 1.º ciclo “Estranhões e Bizarrocos” de Eduardo Agualusa; para o 2.º ciclo “Três histórias de Futuro”, de Luísa Ducla Soares; para o 3.º ciclo “Inaudita Guerra da avenida Gago Coutinho” da autoria de Mário de Carvalho, e para o ensino secundário o livro “A Bagagem de um Viajante”, de José Saramago.

Analisada a prestação, foram apurados 3 alunos por cada nível de ensino, que participarão na Prova Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, a realizar no dia 21 de abril (prova escrita) e 22 de abril (prova oral) em Gouveia.

Alunos selecionados: 1.º ciclo - Antónia Ferrão, 4.º Ano VNT; Cecília Costa e Francisco Sequeira, 4.ºB; do 2.º ciclo- Sebastião Nascimento, 6.ºD; Rita Duarte e Matilde Sousa, 5.ºC; do 3º ciclo- Mateus Inácio, 8.ºA; Matilde Martins e Carolina Pimenta, 8.ºE e do Ensino Secundário- Maria Cardoso, 10.ºB André Ferreira e Dinis Silva, 11.ºA.

O Concurso Nacional de Leitura, ao qual o Município de Gouveia e o Agrupamento de Escolas Gouveia se têm vindo a associar, surge do desígnio de incentivar a promoção de hábitos de leitura nas escolas, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, sendo promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Sem comentários:

Enviar um comentário