quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Dia 10 de dezembro- dia mundial dos direitos humanos

 Mensagem da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet:

Este ano, o Dia dos Direitos Humanos acontece num momento que nunca esqueceremos.

A COVID-19 apanhou-nos de surpresa e abalou o nosso mundo. Uma tragédia seguida de uma oportunidade extraordinária para recuperarmos melhor. Este Dia dos Direitos Humanos é um apelo à ação. Um apelo a todos nós para aproveitarmos esta oportunidade e construirmos o mundo que desejamos. Para isso, devemos aceitar as lições desta crise.

Um: acabar com a discriminação de qualquer tipo. Como condições pré-existentes que tornam os indivíduos mais frágeis, as lacunas no respeito aos direitos humanos tornaram toda a sociedade mais vulnerável. E se qualquer um está em risco, todos estão em risco. Discriminação, exclusão e outras violações de direitos humanos prejudicam-nos a todos.

Dois: reduzir as desigualdades generalizadas. Proteção social universal, proteção à saúde universal e outros sistemas de garantia dos direitos fundamentais não são luxos. Eles mantêm as sociedades em pé e podem moldar um futuro mais justo.

Três: encorajar a participação, especialmente dos jovens. Todas as vozes têm o direito de ser ouvidas.

Quatro: aumentar e intensificar a nossa determinação e os nossos esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma Agenda concreta para os direitos humanos universais.

Estas não são apenas as coisas certas a fazer - são as coisas inteligentes a fazer.

E só há uma maneira de fazer isso: defendendo os direitos humanos.

Porque os direitos humanos geram sociedades justas e resilientes. Eles são a resposta para esta crise humanitária.

Como a emergência climática, a COVID-19 lembra-nos que estamos unidos como uma só humanidade. Devemos agir. Trabalhando juntos, podemos recuperar melhor. Com forte solidariedade, podemos construir um mundo mais resiliente, sustentável e justo.

Junte-se a mim na defesa dos direitos humanos!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário