terça-feira, 24 de novembro de 2015

Semana da Cultura Científica

Hoje é o Dia Nacional da Cultura Científica! Comemora-se no dia 24 de novembro, e tem como objetivo elevar o papel da ciência, encorajando o gosto pela ciência.
Este dia foi criado em Portugal em 1996, pois foi neste dia que nasceu Rómulo de Carvalho, professor de Física e Química. Podes até conhecê-lo através do seu pseudónimo, António Gedeão, pois além de professor, Rómulo era também um poeta.
O dia 24 prolonga-se de 23 a 27 de novembro, durante a Semana da Cultura científica a ciência está à tua porta ;). 
Na porta de cada sala estão afixados postais que te esclarecem sobre:
Quem são os nossos cientistas?
Que ciência se faz em Portugal?
O que investigam?
Neste mês, também, o biblioquiz testa os teus conhecimentos sobre Ciências Físico-Químicas, ainda disponível até 28 de novembro neste blogue.
 No 12º ano uma abordagem mais especifica a vida e obra de Bartolomeu de Gusmão. A sua passarola faz parte do imaginário nacional. O primeiro homem a voar teria sido português. O  dirigível de Bartolomeu de Gusmão seria uma barca elevada por ar quente, uma espécie de cesto onde cabiam homens e instrumentos. A sua ousadia e persistência fascinou António Gedeão e Saramago... e a todos nós que conhecemos e divulgamos a sua vida e obra. 

Nota: Atividades organizadas e dinamizadas pelas áreas disciplinares de Física e Química, Informática, Português e Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário