domingo, 15 de fevereiro de 2015

Semana da Internet Segura 2015


Decorreu entre 9 e 13 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas de Gouveia, comemorando-se no dia 10 de fevereiro, o Dia da Internet Mais Segura com o tema aglutinador “ Juntos vamos criar uma Internet melhor”.
A facilidade com que hoje em dia utilizamos a Internet para transmitir informações faz-nos esquecer que, a partir do momento em que colocamos alguma coisa online, essa informação deixa de ser nossa e passa a ser do mundo, podendo  inclusivamente ser utilizada contra nós. Nesse sentido, a biblioteca escolar, em articulação com a área disciplinar de informática promoveu sessões de trabalho, nas quais os alunos fizeram reflexões sobre as regras mais importantes de utilização da Internet.
A dramatização “ Verdade ou consequência  (copy/past)”, onde os alunos de cada turma foram os atores, pretendeu alertar para a importância da pesquisa e tratamento da informação. Ainda, nestas sessões os professores  e alunos partilharam opiniões sobre como utilizar a internet com Segurança. Assim, abordaram, entre outros temas: Passwords, Phishing, Redes Sociais, vírus e firewall e Cyberbullying, entre outros.
Foi ainda promovida, com a colaboração dos alunos do 8ºC, no passado dia 13 de fevereiro, uma ação de sensibilização destinada a alunos, Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 8º ano de escolaridade, da Escola Secundária de Gouveia, subordinada ao tema "Juntos vamos criar uma Internet melhor". Considerando que, a comunicação através da Internet faz parte da vida de todos nós, ensinamos os nossos  jovens a adotarem determinados procedimentos de segurança no seu dia-a-dia. Também é importante alertá-los para a necessidade de cumprirem algumas regras para uma navegação segura e responsável nas Redes Sociais.

Nesta semana, entre dramatizações, poemas, músicas, reflexões e exposições pretendeu-se promover a utilização segura e responsável da internet… não apenas nesta semana mas sempre.





Sem comentários:

Enviar um comentário