segunda-feira, 27 de maio de 2013

Prémio Camões 2013

O biólogo e escritor moçambicano Mia Couto, o inventor de palavras, autor de livros como "Terra sonâmbula", "O último voo do flamingo", "Cronicando", entre muitos outros  –  venceu o Prémio Camões 2013, um dos principais da literatura em língua portuguesa.  O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), instituição ligada ao Ministério da Cultura Brasileiro. De acordo com a  FBN, a escolha do júri foi por unanimidade.

A BE lembra que o romance "Terra sonâmbula" foi considerado "um dos dez melhores livros africanos no século XX" e que o autor é "comparado a Gabriel Garcia Márquez, Guimarães Rosa e Jorge Amado".

Mia Couto revelou surpresa e modéstia por ter sido o vencedor da 25ª edição do Prémio Camões. O escritor revelou à agência lusa que «não esperava» ser distinguido com este prémio e acrescentou: «Não espero nunca uma coisa destas. Tenho com os prémios uma relação de distância, não de arrogância, mas pensando que não vale a pena olhar para eles porque a gente trabalha por outra razão, que são outros prémios mais importantes que este». «Recebi a notícia há meia hora, num telefonema que me fizeram do Brasil. Logo hoje, que é um daqueles dias em que a gente pensa: vou jantar, vou deitar-me e quero me apagar do mundo. De repente, apareceu esta chamada telefónica e, obviamente, fiquei muito feliz».

Sem comentários:

Enviar um comentário