sábado, 12 de novembro de 2022

Centenário de Saramago

"Quando eu morrer… se pusessem uma lápide no lugar onde ficarei, poderia ser algo assim: “Aqui jaz, indignado, fulano de tal”. Indignado, claro, por duas razões: a primeira, por já não estar vivo, o que é motivo bastante forte para indignar-se; e a segunda, mais séria, indignado por ter entrado num mundo injusto e ter saído de um mundo injusto. Mas temos de continuar, de continuar andando, temos de continuar.”

                              Retirado de Nas suas Palavras, de José Saramago



Assinala-se a 16 de novembro de 2022 o centenário de José Saramago (O AEG presta homenagem ao escritor na semana de 14 a 18 de novembro).

A atribuição do Prémio Nobel da Literatura confirmou uma consagração internacional que fez de José Saramago uma personalidade com grande significado, para além das fronteiras de Portugal. Assim, Saramago define-se hoje como um “escritor do mundo”.

Em articulação com o Projeto “10 minutos a Ler”, Departamentos do 1º CEB, Educação Pré-escolar, Línguas e Comunidade Educativa, a Biblioteca Escolar propõe as seguintes atividades para a evocação do centenário:

 

Educação Pré- escolar- Após a visualização do vídeo “A maior flor do Mundo” (clica aqui), dá largas à tua imaginação e, juntamente com os teus coleguinhas, constrói, a tua versão de  “ A maior flor do Mundo” (recorrendo a materiais recicláveis e outros).

1º Ciclo-  Após a visualização do vídeo “A maior flor do Mundo” (clica aqui) propomos-te um desafio de escrita criativa e expressão plástica (clica aqui). Ao longo da semana sugerimos a leitura dos contos “A maior flor do Mundo”, “O silêncio da água” e o “Lagarto”, requisitados, pela professora, na biblioteca da Escola Básica.

2º, 3º Ciclos- No projeto “10 minutos a ler”, nesta semana, na disciplina de Ciências Naturais, propomos a leitura colaborativa de textos do Nobel da Literatura, José Saramago.

Ensino Secundário- propomos a leitura colaborativa de textos do Nobel da Literatura, José Saramago (a calendarizar na Biblioteca Escolar).

 

Recursos: 

Curta metragem "A maior Flor do Mundo" Clica aqui

Auto biografia resumida- clica aqui

Curta metragem “ A maior Flor do Mundo” 

“ A Maior Flor do Mundo” O prémio nobel da literatura José Saramago a fazer a "voz-off de um filme sobre um texto poderoso, recheado de símbolos e significados para todos nós (a descoberta, a valentia, o altruísmo, a importância do respeito e proteção da natureza). 

Trata-se de uma curta-metragem do realizador Juan Pablo Etcheverry (Galego) que combina a animação em plasticina com a obra do Nobel da Literatura. Saramago transforma-se numa personagem e conta-nos ( que uma vez teve uma ideia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que fez nascer a maior flor do mundo.

Sugestões: 

Visita Livre à pequena mostra sobre a vida e obra do escritor "100 anos de Saramago”, no átrio das Escolas Secundária e de Vila Nova de Tazem e no corredor do pavilhão B2 na Escola Básica de Gouveia.  

Sem comentários:

Enviar um comentário