segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto


A placa metálica na entrada do campo de concentração nazi de Auschwitz, que diz "Arbeit macht frei" ("o trabalho liberta"), tornou-se um símbolo dos esforços nazis para dar às vítimas uma falsa sensação de segurança antes de matá-las em câmaras de gás ou por causa do frio, da fome, de doenças ou experiências. Auschwitz I e Auschwitz II-Birkenau, mais do que um museu é um Memorial preservado às vítimas do holocausto. A BE convida-te para uma visita virtual- Clica aqui.
Outro museu que vale a pena visitar Clica aqui 

“Os erros do passado são a sabedoria do futuro”

Para assinalar esta data, a Biblioteca  desenvolveu a atividade "Livros e filmes com HISTÓRIA", propondo o visionamento de filmes sobre o Holocausto. A BE convida, ainda, a comunidade educativa a iniciar as atividades letivas com a leitura deste poema escrito por Martin Niemoller, símbolo da resistência aos nazis:



"Primeiro vieram buscar os comunistas, e eu não disse nada porque não era comunista.

Depois vieram pelos judeus, e eu não disse nada porque não era judeu.
Depois vieram pelos sindicalistas, e eu não disse nada porque não era sindicalista.
Depois vieram pelos católicos, e eu não disse nada porque era protestante.
Depois vieram por mim e, nessa altura, já não havia ninguém para erguer a voz."



Sem comentários:

Enviar um comentário