"Aquele que não recorda a História sujeita-se a vivê-la outra vez".
George Santayane
Dia 27 de janeiro, por resolução das Nações Unidas é assinalado internacionalmente o “Dia em Memória das Vítimas do Holocausto”, lembrando a libertação do campo de extermínio nazi “Auschwitz-Birkenau” onde foram assassinadas mais de 1,3 milhões de pessoas.
Este ano, a equipa da biblioteca destaca “O Diário de Anne Frank” um clássico e um importante documento sobre as atrocidades e horrores do holocausto. É através dos olhos de uma adolescente que conhecemos, de uma forma especial, os acontecimentos que marcaram o Século XX e a humanidade desde então. O diário relata, na primeira pessoa, os anos vividos pelas famílias Frank e Van Pels (entre 1942 e 1944), num edifício comercial que a própria Anne denomina como "Anexo Secreto", em Amsterdão. O seu diário foi publicado pela primeira vez em 1947 e é um dos dez livros mais lidos no mundo. A Unesco considerou-o património de interesse histórico “Memória do mundo”.
Recursos Educativos disponíveis na biblioteca e sugestões de sites, aqui.
Time Line:
Descobre factos marcantes do período em que Anne Frank cresceu e em que escreveu seu diário durante a Segunda Guerra Mundial.
Sem comentários:
Enviar um comentário