domingo, 26 de janeiro de 2025

Tertúlia Literária " A rapariga que roubava livros"

 


"Aquele que não recorda a História sujeita-se a vivê-la outra vez". 

                                                                   George Santayane

Dia 27 de janeiro, por resolução das Nações Unidas é assinalado internacionalmente o “Dia em Memória das Vítimas do Holocausto”, lembrando a libertação do campo de extermínio nazi “Auschwitz-Birkenau” onde foram assassinadas mais de 1,3 milhões de pessoas.

Este ano, a equipa da biblioteca destaca a Tertúlia Literária a partir da obra A rapariga que roubava livros. A morte, perplexa diante da violência humana , narra a história de Liesel , marcada por um duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, no  contexto da II guerra. Um livro para ler, refletir e partilhar, que inevitavelmente nos remete para os "holocaustos da atualidade", um exercício profundo e desafiador.

A equipa das bibliotecas escolares do concelho de Gouveia associam-se a este dia propondo e disponibilizando um conjunto de atividades.
Convidamos os Professores a dispensarem alguns minutos das suas aulas para debaterem e refletirem um pouco sobre este tema, com os alunos:

O Diário de Anne Frank - Desafios Interativos
A História de Érica - Desafios Digitais
A Viagem Desafios Digitais

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Concurso "Gouveia a ler"




Ciente da importância inquestionável da literacia e da leitura na participação ativa na sociedade, o Agrupamento de Escolas de Gouveia promoveu um concurso de leitura . Neste contexto, a Biblioteca Escolar, em colaboração com a disciplina de Português e departamento do 1º CEB, organizou a primeira fase do concurso "Gouveia a ler" com a participação de 170 alunos, dos diferentes níveis de ensino, tendo prestado provas escritas  baseadas nas obras selecionadas para esta fase do concurso. Os  finalistas de cada ciclo, apurados nesta fase, irão prestar prova oral (composta por leitura expressiva e prova de argumentação) no dia 2 de abril, a última quarta-feira do período.
Os alunos melhor classificados e apurados para a prova oral foram:
 1º Ciclo: 
Gabriel Pimenta, 4ºB
Laura Cabral, 4º C
Ema Almeida, 4ºC
Rita Marques, 4ºB
Benedita Santos, 4º EBMS
Francisca Domingues, 4ºEBVNT
Beatriz Madeira, 3º EBVNT
 2º Ciclo: 
Diana Prata Silva, 5ºB 
Anne Collaço, 5ºA
Rodrigo Oliveira, 6ºB
Rafaela Sousa, 6ºB
Bárbara Direito, 6ºD
Leonor Marvão, 6ºD
 3º Ciclo: 
Rita Louro, 9ºD
Sebastião Nascimento, 9ºD
Henrique Amaral, 8ºA
Rita Duarte, 8ºC
Matilde Santos, 7ºC
Joana Silva, 9ºE
 Ensino Secundário: 
Leonor Guerra, 10ºC
Francisca Lopes, 11ºA
Mateus Inácio, 11º B
Mara Cabral, 11ºC
Carolina Terra, 10ºA 
Leonor Laranjo, 10ºC.

Concurso "Gouveia a ler"

 


Decorreu na semana de 13 a 17 de janeiro, o Concurso “Gouveia a ler”, que contou com a participação de 170 alunos de todos os ciclos do Agrupamento. Numa primeira fase, realizou-se a prova escrita que implicou a leitura de obras/conto específicos por ciclo de ensino. Os alunos melhor classificados e apurados para a prova oral foram: 1º Ciclo: Gabriel Pimenta, 4ºB; Laura Cabral, 4º C, Ema Almeida, 4ºC, Rita Marques, 4ºB; Benedita Santos, 4º EBMS, Francisca Domingues, 4ºEBVNT; Beatriz Madeira, 3º EBVNT; 2º Ciclo: Diana Prata Silva, 5ºB Anne Collaço, 5ºA, Rodrigo Oliveira, 6ºB, Rafaela Sousa, 6ºB, Bárbara Direito, 6ºD, Leonor Marvão, 6ºD; 3º Ciclo: Rita Louro, 9ºD, Sebastião Nascimento, 9ºD, Henrique Amaral, 8ºA, Rita Duarte, 8ºC, Matilde Santos, 7ºC, Joana Silva, 9ºE; Ensino Secundário: Leonor Guerra, 10ºC, Francisca Lopes, 11ºA, Mateus Inácio, 11º B, Mara Cabral, 11ºC, Carolina Terra, 10ºA e Leonor Laranjo, 10ºC. A prova oral (composta por leitura expressiva e prova de argumentação) realizar-se-á no dia 2 de abril, a última quarta-feira do período.

A Rapariga que roubava livros

12ºA/C e 11ºC
 

Farsa de Inês Pereira



No dia 28 de janeiro de 2025, os alunos que frequentam o 10.º ano terão a oportunidade de assistir à representação da peça “Farsa de Inês Pereira”.
Esta atividade surge no âmbito da disciplina de Português, Educação Literária, e visa motivar os alunos para a leitura  da obra, que consta no programa obrigatório, dando uma perspetiva de aproximação aos alunos em relação a uma época distante da contemporânea e à mensagem transportada pelas diversas personagens-tipo.

Atividade organizada pelo Grupo de Português, Biblioteca Escolar e Biblioteca Municipal, enquadrada no PNA.



 

domingo, 12 de janeiro de 2025

Isabel Rio Novo no AEG

 



Nos 500 anos do nascimento de Camões, Isabel Rio Novo fará uma  abordagem à vida do poeta, que como a escritora refere em entrevista   "É impressionante, a lucidez de Camões. Consegue pôr o dedo na ferida da própria natureza humana, que cinco séculos depois não é assim tão diferente"



Clica aqui para saberes mais sobre a escritora