
José de Sousa Saramago nasceu na Azinhaga a 16 de Novembro de 1922. Conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, foi membro do Partido Comunista Português e foi director-adjunto do Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Casado, em segundas núpcias, com a espanhola Pilar del Río, Saramago viveu na ilha espanhola de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde morreu a 18 de Junho de 2010
Destacou-se no mundo da literatura tendo recebido, entre outros prémios, o Nobel de Literatura em 1998 e em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.
Recentemente, o seu livro “Ensaio Sobre a Cegueira” foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles. Em 2010 o realizador português António Ferreira adaptou um conto retirado do livro “Objecto Quase”, conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha.

Sem comentários:
Enviar um comentário