quarta-feira, 17 de novembro de 2010

" A viagem do elefante" de José Saramago

Este mês de Novembro, no dia 16, José Saramago cumpriria 88 anos. Cumpri-los-á, porque José Saramago continua a viver em muitos leitores e, como alguém disse, também nos corações das pessoas, para além, claro está, das prateleiras das nossas bibliotecas.
José de Sousa Saramago nasceu na Azinhaga a 16 de Novembro de 1922. Conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, foi membro do Partido Comunista Português e foi director-adjunto do Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Casado, em segundas núpcias, com a espanhola Pilar del Río, Saramago viveu na ilha espanhola de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde morreu a 18 de Junho de 2010
Destacou-se no mundo da literatura tendo recebido, entre outros prémios, o Nobel de Literatura em 1998 e em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.
Recentemente, o seu livro “Ensaio Sobre a Cegueira” foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles. Em 2010 o realizador português António Ferreira adaptou um conto retirado do livro “Objecto Quase”, conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha.
No âmbito do Concurso Nacional de Leitura a Biblioteca Escolar e o Departamento de Língua Portuguesa convidam os alunos do Ensino Secundário a descobrir mais uma das obras deste autor emblemático, uma viagem fascinante, "A Viagem do Elefante", que conta a história épica de um elefante asiático chamado Salomão que, no século XVI, teve de percorrer mais de metade da Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário