sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Classificação das Orações na frase

 

A identificação de orações numa frase é um aspeto importante do estudo da gramática e da análise sintática, pois permite compreender melhor como os elementos se organizam e se relacionam num texto. Eis alguns motivos que destacam essa importância:

Compreensão do Sentido

  • Cada oração expressa uma ideia, completa ou parcial. Identificá-las ajuda a perceber as nuances e os significados específicos em um texto, especialmente em frases mais complexas.

Análise Sintática

  • Identificar as orações auxilia na análise da estrutura da frase, permitindo classificar os tipos de orações (subordinadas, coordenadas, etc.) e entender como elas contribuem para o todo.

Clareza na Redação

  • Entender como as orações funcionam ajuda a construir frases mais claras e bem estruturadas, evitando ambiguidades e erros de coesão e coerência.

Interpretação de Textos

  • Em textos literários, jurídicos ou técnicos, a identificação de orações é essencial para captar relações entre as ideias, como causa, consequência, condição, ou oposição.

Informação mais detalhada sobre a classificação de orações:

coordenação e a subordinação são dois processos que permitem articular frases simples e formar frases complexas. Caracterizam-se por propriedades formais distintas. Eis duas das mais importantes:

(a)  Dependência sintática

Na coordenação, não existe dependência sintática entre as orações coordenadas, isto é, nenhuma das frases simples exerce qualquer função sintática relativamente à outra, uma vez que são funcionalmente equivalentes entre si.
Na subordinação, pelo contrário, existe uma dependência sintática entre as orações; ou seja, uma das orações desempenha sempre na oração subordinante uma função sintática.

(b)   Mobilidade das orações

Na coordenação, as orações coordenadas não podem ser deslocadas, ao passo que na subordinação há uma maior mobilidade das orações subordinadas:

•   O João comprou o jornal e leu-o num instante.
•   
* E leu-o num instante o João comprou o jornal.

•   A Maria foi à praia, embora estivesse mau tempo.
•   
Embora estivesse mau tempo
, a Maria foi à praia.

Classificação das Orações coordenadas e subordinadas - clica aqui

Os "que" que podemos encontrar nas orações subordinadas - Clica aqui


domingo, 15 de dezembro de 2024

sábado, 14 de dezembro de 2024

Feira do Livro
















E porque as atividades se sucedem, as bibliotecas escolares do agrupamento dinamizaram a tradicional Feira do Livro, que se realizou nas duas primeiras semanas de dezembro.

Com este Evento pretendeu-se estimular o gosto pela leitura junto dos  alunos e restante comunidade escolar. A proximidade e o contacto com os livros, possibilitaram aos alunos a exploração de diferentes géneros literários, diferentes autores, a vontade de ler e a criação de hábitos de leitura, o que, gradualmente, se refletirá na ampliação do vocabulário, na melhoria da compreensão e no desenvolvimento do pensamento crítico. 

A Feira do Livro na escola ofereceu, ainda, uma oportunidade para que os alunos e as famílias possam adquirir livros a preços mais acessíveis e a participar em atividades literárias, ajudando a criar uma comunidade escolar mais integrada e culturalmente enriquecida.


domingo, 1 de dezembro de 2024

Feira do livro


 Em dezembro, o Agrupamento de Escolas de Gouveia promove mais uma edição da Feira do Livro. Esta é uma possibilidade para os alunos, e todos os que nos visitarem, contactarem com novidades editoriais e, ainda, com animação de leitura nos vários espaços.

Aí encontrarão os maiores grupos editoriais do país com 10% de desconto sobre o preço de capa.
Convidamos a comunidade escolar e local a visitar a feira do Livro nas nossas escolas: de 2 a 6 de dezembro nas Escolas Básicas de Gouveia e Vila Nova de Tazem , de 9 a 13 na Escola Secundária de Gouveia.
Estas semanas serão, acima de tudo uma festa, a festa do livro e da leitura, porque ler é um prazer que deve ser partilhado.

Gouveia a ler


Com a intenção de desenvolver o gosto pela leitura, as Bibliotecas AEG promovem, em articulação com a área disciplinar de Português e com a Câmara Municipal, o Concurso de Leitura “Gouveia a Ler”, que tem como finalidade estimular o gosto e o prazer da leitura, para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura dos alunos

O Concurso "Gouveia a ler" desenrola-se em 2 fases: 

Leitura das obras selecionadas Estranhões e Bizarrocos- 1º Ciclo, Eduardo Água Lusa ;  Trisavó com pistola à cinta - 2º ciclo, de Alice Vieira ;  Saga - 3º Ciclo, de Sophia de Mello Breyner e  A esplanada sobre o mar  - Ensino Secundário, de Vergílio Ferreira) , prova escrita na segunda semana de janeiro e prova oral: terceira semana em data a determinar nos meses de março-abril. 

Prova escrita

- A prova é constituída por um questionário com itens de resposta fechada, escolha múltipla, verdadeiro/falso, correspondência, associação, ordenação… e um item de resposta aberta.

- Seleção de 6 alunos por ciclo para a prova oral (alunos com a melhor classificação na prova escrita) 

Prova oral (Leitura e argumentação)

- A prova oral será constituída por um momento de leitura expressiva e um momento de argumentação.- Nesta prova, os alunos serão avaliados ao nível da expressão/postura corporal, dicção, intensidade da voz, expressividade/entoação, fluência da leitura.

- Seleção dos 3 vencedores por ciclo

Consulta aqui o Regulamento 

Obras:

1º ciclo

Estranhões e Bizarrocos

2º ciclo

Trisavó de pistola à cinta

3º ciclo

Saga

Ensino Secundário

Esplanada sobre o mar


sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Concursos Mensais- novembro

 

Os Vencedores do mês de novembro serão divulgados brevemente. A equipa agradece a todos os participantes.

10 minutos a ler



Em 2024/25 deu-se continuidade a esta iniciativa por se revelar de grande importância para criar rotinas, promover o contacto com o livro e o gosto pela leitura, porque reforça a concentração e desenvolve a competência de leitura e escrita, permitindo o conhecimento de outros universos.

No Mês de novembro - disciplinas de Educação Física, História, Matemática, TIC e Ciências da Natureza

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Brigada da poesia






Nesta semana, deixa-te surpreender pela brigada da poesia, nesta semana a Brigada da Poesia (alunos, professores e assistentes operacionais voluntários)  assinalará a Semana da Cultura Científica, lendo poesia  de António Gedeão, o nome artístico de Rómulo de Carvalho, todos os anos homenageado nesta semana, que foi um grande divulgador de ciência, pedagogo, escritor, professor e poeta. Autor de incontornáveis e belos poemas.






Semana da Cultura científica



Na semana de 24 a 29 de novembro, irá decorrer no Agrupamento de Escolas de Gouveia a 10.ª edição da Semana da Cultura Científica, por iniciativa da área disciplinar de Física e Química e do Clube de Ciência Viva - CCV 4 All, com a colaboração da Biblioteca Escolar, das áreas disciplinares do Departamento de Matemática e Ciências e do Clube Ciência Viva – Lacerta monticola.   Esta comemoração desenrola-se sempre em torno do dia 24 de novembro, que desde 1996 é o Dia Nacional da Cultura Científica, emhomenagem ao divulgador de ciência/poeta Rómulo de Carvalho/António Gedeão, que nasceu nesta data.

sábado, 2 de novembro de 2024

Dia Internacional das Bibliotecas - BibliON "Eu, Malala"




“Os talibãs são contra a educação porque acreditam que, quando uma criança lê um livro, quando aprende inglês ou quando estuda ciências, torna-se ocidentalizada. Mas eu dizia: (…) A educação não é oriental nem ocidental, é humana.”

Recebemos na semana de 28 de outubro (Dia em que se comemora o dia internacional das Bibliotecas Escolares) as turmas do 8º Ano, acompanhadas pelas professoras Luísa e Cátia, que  participaram numa sessão de Leitura Orientada sobre a obra "Eu, Malala".  Uma história fantástica e inspiradora que reflete a dedicação de Malala Yousafzai à luta pelo acesso/direito à educação, numa sociedade, ainda,  pautada pela  discriminação de género e social.

Foi tempo para ler e pensar!

 

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Semana da Cultura Científica- 2024

 O cartaz Científico

O cartaz é uma ferramenta multimodal, essencial para promover a ciência e divulgar informação.

Para aceder ao Guião como fazer um cartaz científico ou cartaz de divulgação, faz o scan deste QR Code com a APP apropriada:

Ou clica aqui.

Biografias de Cientistas


Cientistas famosos da esquerda para a direita: Marie Curie, Niels Böhr, Michael Faraday, Albert Einstein, Linus Pauling, Mendeleiev e Rutherford

O Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de novembro, foi instituído em homenagem a Rómulo de Carvalho (1906-1997), professor de Ciências Físico-Químicas e poeta (António Gedeão), conceituado promotor científico e historiador da ciência.

Os cientistas são uma peça fundamental para o desenvolvimento do conhecimento científico. Eles contam com conhecimento, treino, intuições, premonições e até mesmo com a sorte, pois em alguns casos (raros) as suas descobertas ocorreram por acaso. Entretanto, na maioria das situações, as descobertas e invenções contaram com horas, dias, meses e até anos de incansáveis estudos e pesquisas. Como disse o famoso inventor Thomas Edison: "Ser Génio é 1% de inspiração e 99% de transpiração".

Para assinalar a data, a BE AEG, em articulação com o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, propõe, nos 10 minutos a ler,  a leitura de Biografias de cientistas famosos

Sugestões:

Biografia de Rómulo de Carvalho Clica aqui

Biografias de outros cientistas Clica aqui

domingo, 27 de outubro de 2024

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares




No dia 28 de outubro, no dia internacional da biblioteca escolar, na tua BE.

10 minutos a ler


Ler sem preconceitos, ler por diversão, ler para conhecer, para aprofundar, para esquecer a realidade, para conhecer a realidade, em qualquer disciplina. Ler ciência, ler ficção, conhecer biografias, contemplar poesia, apropriar-se de estudos, rir do que se lê. Escolher um livro e ficar preso. Não gostar de um livro e trocar por outro. Não desistir. Procurar "aquele livro", "aquele texto" que nos torna mais livres,  mais felizes.
Ler hoje, ler amanhã, ler sempre. Porque a leitura é fator de inclusão. Porque a leitura é fator de sucesso.

Todos ao palco- História Breve da Lua




A representação de  um excerto da peça Breve História da Lua, de António Gedeão pelos alunos dos  7ºA,B, C, D e E surgiu inserida na Semana Mundial do Espaço, numa parceria com o CCV. A peça tem como tema a Lua e as suas fases e centra-se nas personagens Jerónimo e Agapito que, em conversa com o "Astrónimo" (como lhe chama Jerónimo) e com a ajuda de um telescópio  conseguem tirar algumas as dúvidas que a lua lhes desperta.  A história parte da lenda que conta que as manchas da lua se devem a um homem que está lá preso por ter trabalhado ao domingo. Depois de esclarecida a confusão, Jerónimo e Agapito continuam com algumas dúvidas, que ao longo da peça, com muita brincadeira à mistura, vão sendo esclarecidas e a lua já não engana ninguém ;).

Projeto L- Leituras Intergeracionais




Ler " Camões" num contexto intergeracional, assim aconteceu o projeto L, uma aposta na interação social seniores/ adolescentes . Construção de novas redes  relacionais, a partilha de saberes e a aquisição de novos conhecimentos e competências através da partilha.

Esta atividade marca o arranque das comemorações dos 500 anos de Camões.

Encontro com escritores


No MIBE, Vergílio Ferreira e a escrita deram o mote para o encontro com os escritores Afonso Cruz e Ricardo Mota.
 

Artes &Letras de A a Z

 


Artes & Letras de A a Z é um projeto cultural, que potencia a valorização do Património Imaterial, preservando a memória e o legado de figuras da cultura, da literatura e das artes. Este mês dedicado ao pintor Abel Manta.

Parceria com o Plano Nacional das Artes


domingo, 29 de setembro de 2024

Aqui há gato...

 



Em 2024, estamos a organizar os Desafios de Língua Portuguesa. Aqui há gato... é um projeto da área disciplinar de Português em parceria com a Biblioteca Escolar, que visa a promoção da reflexão, correção e tomada de consciência do uso correto da ortografia e Língua Portuguesa, orientado para os alunos do 2º e do 3º Ciclos do AEG. Mensalmente temos  desafios para ti.

O Matemateko está de volta!



Em 2024, voltamos a organizar os Desafios Matemáticos. Matemateko é um projeto da área disciplinar de Matemática em parceria com a biblioteca escolar, que visa a promoção da resolução de problemas de matemática, orientado para os alunos do 2º e do 3º Ciclos do AEG. Mensalmente temos  desafios para ti. Este é o desafio de outubro:

Concorrer é fácil, informa-te na biblioteca ou com o teu professor de matemática :).


quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)

 


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE),  uma celebração anual em todo o mundo. Uma oportunidade para as BE darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um núcleo fundamental nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship) e o mote deste ano será “Bibliotecas Escolares a Ligar comunidades”.

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Receção aos alunos nas Bibliotecas AEG




Estamos de volta para  iniciar mais um ano letivo, com expectativas e energias  positivas. Nas bibliotecas AEG,  os alunos dos 1º, 5º, 7º e 10º anos visitaram-nos no primeiro dia de aulas, participaram numa breve sessão de sensibilização e esclarecimento sobre as valências da BE e o seu papel na dinâmica da escola.  Desejamos que seja de muito sucesso para todos/as! 

Estamos a definir o horário das Bibliotecas Escolares e a pensar já numa série de atividades e projetos... Fica atento/a às novidades!

domingo, 23 de junho de 2024

sábado, 15 de junho de 2024

S’Cola “No Bullying”

Nas duas últimas semanas, as turmas do 7.º ano, da Escola Secundária de Gouveia, participaram no projeto do S’Cola - “No Bullying”.  As atividades foram articuladas entre a Biblioteca Escolar e os docentes das diferentes disciplinas. Os alunos foram os protagonistas dos diferentes desafios, refletiram sobre esta temática, trabalharam em grupos, deixaram mensagens inspiradoras e proporcionaram momentos fantásticos.

As atividades foram realizadas nas aulas de diferentes disciplinas e foram organizadas tendo em conta o currículo das mesmas. Para além de inúmeras aprendizagens e reflexões muito interessantes, estas atividades também arrancaram muitos sorrisos e momentos que nos encheram os corações.

Muitos parabéns a todos os alunos pelo interesse, motivação e pelos memoráveis momentos que promoveram.

Deixamos, ainda, um enorme agradecimento a todos os docentes que nos disponibilizaram as suas aulas para a realização das diferentes atividades. 



quinta-feira, 23 de maio de 2024

Semana das Línguas

    Durante as últimas semanas, as turmas do 2.º e 3.º ciclos das escolas do agrupamento visitaram as Bibliotecas Escolares, para participar na atividade “Grab & Read”. Esta atividade possibilitou a utilização de fundo documental das Bibliotecas Escolares e a realização de atividades de leitura em pequenos grupos. Ao longo das semanas, de forma a assinalarmos a Semana das Línguas, as leituras em língua alemã, francesa, inglesa e portuguesa foram recorrentes e transformaram estas sessões em momentos de leitura únicos e envolventes.




terça-feira, 30 de abril de 2024

VNT2 (EB de Vila Nova de Tazem) – Momentos da Semana da Leitura

                Ao longo da Semana da Leitura, a vinda dos encarregados de educação à escola foi uma constante. As leituras animaram os dias, libertaram a imaginação e arrancaram muitos sorrisos dos alunos da turma do 2.º ano da EB de Vila Nova de Tazem.

                Muito obrigada por tornarem estes dias mais felizes.



 

segunda-feira, 29 de abril de 2024

VNT1 (EB de Vila Nova de Tazem) – Momentos da Semana da Leitura

                Durante a Semana da Leitura, a turma do 1.º ano, da EB de Vila Nova de Tazem, também recebeu encarregados de educação que trouxeram novas aventuras. Mais uma vez, as leituras ocuparam a sala de aula e todos ficaram encantados com as novas histórias.

                Muito obrigada.