domingo, 23 de fevereiro de 2025

BibliON - Alunos revivem a História com O Diário de Anne Frank

 


No AEG, as 5 turmas do 8º Ano embarcaram numa viagem ao passado através da leitura de "O Diário de Anne Frank". O projeto, que envolveu debates, leituras e até a reescrita de um diário, ajudou os alunos a compreender melhor a realidade durante a Segunda Guerra Mundial.

Os estudantes leram e discutiram as páginas escritas por Anne,“Foi uma experiência muito marcante. Percebemos como pequenos gestos são importantes para termos a nossa liberdade”, confessou uma das alunas envolvidas no projeto. Uma das professoras referiu que “A leitura deste diário não é apenas um exercício escolar, mas uma lição de humanidade que nos faz refletir sobre o presente.”

Este projeto reforçou o poder da leitura na educação, mostrando que as palavras de Anne Frank continuam vivas e inspirando gerações

Camões e os grandes navegadores- uma aventura robótica no mundo dos descobrimentos


No contexto da comemoração dos 500 anos de Camões, os alunos da turma 11º E  foram  desafiados  pela equipa da BE,  pelas professoras das disciplinas de Português, APINF, Programação e Programação e Robótica a resolver problemas reais através da robótica, promovendo competências em STEAM. 
Pretende-se, com este desafio, que alunos de todos os ciclos de ensino compreendam as dificuldades enfrentadas pelos navegadores portugueses narrados por Camões em "Os Lusíadas".  Em parceria foi concebido um jogo (inspirado no jogo da glória) que simula o percurso seguido pelos portugueses no caminho marítimo para Índia em que os alunos usam robôs programados pelos alunos do 11ºE: Robôs-naus para navegar no vasto e desconhecido oceano. Uma atividade que demonstra o potencial da robótica educacional para tornar o estudo da história/literatura mais interativo e envolvente. 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Entre a luz e a sombra - Ecos de Frei Luís de Sousa



Na última segunda-feira, alunos do 11º ano participaram de uma atividade inovadora que uniu literatura e artes visuais. A proposta consistiu na criação de textos inspirados em ilustrações de cenas marcantes da peça Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, estimulando a interpretação e a criatividade dos estudantes.

A atividade, uma parceria da Biblioteca com a área disciplinar de  Língua Portuguesa, procurou aprofundar a compreensão da obra, incentivando os alunos a explorarem as perceções a partir das imagens e relacionarem com os  conteúdos  estudados nas aulas. 

Resumo Frei Luís de Sousa 


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Gouveia a ler- prova oral

 

 

Alunos selecionados para a prova oral - Clica aqui

Obras selecionadas para esta fase do concurso - clica aqui

Regulamento- Clica aqui

Texto dramático

O texto dramático é escrito com o objetivo de ser representado diante de um público e pode ser escrito em prosa ou em verso, sendo usado o discurso direto para introduzir as falas das personagens. Logo, o texto dramático é predominantemente dialogal. A ação das personagens é apresentada num determinado tempo e espaço. Para além das falas das personagens, existem ainda as didascálias ou indicações cénicas, que nos dão informações sobre a caracterização, gestos, comportamento e/ou movimentação das personagens, bem como indicações sobre a iluminação, sons, adereços ou cenário. Estas indicações não são incluídas na representação teatral ou na leitura do texto.

 

Caraterísticas do texto dramático:

É constituído por:

Texto principal composto pelas falas dos atores que é ouvido pelos espetadores;

Texto secundário que se destina ao leitor, ao encenador da peça ou aos actores e podem incluir:

 

  • listagem inicial das personagens;
  • indicação do nome das personagens no início de cada fala;
  • informações sobre a estrutura externa da peça (divisão em actos, cenas ou quadros);
  • indicações sobre o cenário e guarda roupa das personagens;
  • indicações sobre a movimentação das personagens em palco, as atitudes que devem tomar, os gestos que devem fazer ou a entoação de voz com que devem proferir as palavras;

 

Discurso dramático:

Monólogo – uma personagem, falando consigo mesma, expõe perante o público os seus pensamentos e/ou sentimentos;

Diálogo – falas entre duas ou mais personagens;

Apartes – comentários de uma personagem que não são ouvidos pelo seu interlocutor.

 

      Classificação das personagens quanto ao relevo:

  • protagonista ou personagem principal
  • personagens secundárias
  • figurantes 

Outras características:

  • Ausência de narrador.
  • Predomínio do discurso na segunda pessoa (tu/vós).

 

Caraterísticas do texto dramático 

Joga e aprende vocabulário

Concursos Mensais




 

domingo, 2 de fevereiro de 2025

Retrospetiva do mês de janeiro nas BE AEG

 



As bibliotecas escolares fecham o mês com uma série de atividades enriquecedoras proporcionando cultura, aprendizagem e promoção de leitura . Durante o mês de janeiro, diversas iniciativas foram realizadas, destacando a importância da biblioteca como um espaço de conhecimento e convivência. (clica na legenda de cada imagem e descobre mais pormenores sobre cada atividade).

📌 Fica atento! O próximo mês promete mais novidades e atividades imperdíveis.

Marcas do passado: Memoriais do Holocausto pelo Mundo

Considerado um dos episódios mais cruéis da história humana, o Holocausto vitimou, durante a Segunda Guerra Mundial, mais de 6 milhões de pessoas (entre estes, 1,5 milhão de crianças). O impacto deste acontecimento e a forma como ele mudou a maneira de ver e pensar o mundo refletiram-se em inúmeros memoriais e homenagens que o lembram. São algumas dessas imagens que durante cerca de duas semanas estarão no átrio da Escola Secundária de Gouveia.





Artes & letras de A a Z - Vergílio Ferreira – [ No Seu Modo de Ser…]

 



"No seu modo de ser activo e colaborador da História, no seu modo de ser rigoroso, o homem trabalha hoje com um relógio dela perfeito.

       Só que ao relógio da História faltam sempre os ponteiros."

                                                              FERREIRA, Vergílio, Pensar (132)


Vergílio Ferreira (Melo, Gouveia, 28/1/1916 – Lisboa, 1/3/1996)

Romancista, contista, ensaísta, autor de diários, galardoado com o Prémio Camões em 1992, professor, licenciado em Filologia Clássica.

sábado, 1 de fevereiro de 2025

109 Anos de Vergílio Ferreira



O Agrupamento de Escolas de Gouveia disse presente na  apresentação de "Fortuna, Caso, Tempo e Sorte – Biografia de Luís Vaz de Camões", com a autora, Isabel Rio Novo,  na Casa Vergílio Ferreira –  Para Sempre | 31 de janeiro | 21h00. 
Ler " Camões", atividade integrada nas comemorações dos 109 anos de Vergílio Ferreira,  assim aconteceu no dia 31, uma aposta na interação com a comunidade local . Construção de novas redes  relacionais, a partilha de saberes e a aquisição de novos conhecimentos e competências através da partilha.