sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Classificação das Orações na frase

 

A identificação de orações numa frase é um aspeto importante do estudo da gramática e da análise sintática, pois permite compreender melhor como os elementos se organizam e se relacionam num texto. Eis alguns motivos que destacam essa importância:

Compreensão do Sentido

  • Cada oração expressa uma ideia, completa ou parcial. Identificá-las ajuda a perceber as nuances e os significados específicos em um texto, especialmente em frases mais complexas.

Análise Sintática

  • Identificar as orações auxilia na análise da estrutura da frase, permitindo classificar os tipos de orações (subordinadas, coordenadas, etc.) e entender como elas contribuem para o todo.

Clareza na Redação

  • Entender como as orações funcionam ajuda a construir frases mais claras e bem estruturadas, evitando ambiguidades e erros de coesão e coerência.

Interpretação de Textos

  • Em textos literários, jurídicos ou técnicos, a identificação de orações é essencial para captar relações entre as ideias, como causa, consequência, condição, ou oposição.

Informação mais detalhada sobre a classificação de orações:

coordenação e a subordinação são dois processos que permitem articular frases simples e formar frases complexas. Caracterizam-se por propriedades formais distintas. Eis duas das mais importantes:

(a)  Dependência sintática

Na coordenação, não existe dependência sintática entre as orações coordenadas, isto é, nenhuma das frases simples exerce qualquer função sintática relativamente à outra, uma vez que são funcionalmente equivalentes entre si.
Na subordinação, pelo contrário, existe uma dependência sintática entre as orações; ou seja, uma das orações desempenha sempre na oração subordinante uma função sintática.

(b)   Mobilidade das orações

Na coordenação, as orações coordenadas não podem ser deslocadas, ao passo que na subordinação há uma maior mobilidade das orações subordinadas:

•   O João comprou o jornal e leu-o num instante.
•   
* E leu-o num instante o João comprou o jornal.

•   A Maria foi à praia, embora estivesse mau tempo.
•   
Embora estivesse mau tempo
, a Maria foi à praia.

Classificação das Orações coordenadas e subordinadas - clica aqui

Os "que" que podemos encontrar nas orações subordinadas - Clica aqui


domingo, 15 de dezembro de 2024

sábado, 14 de dezembro de 2024

Feira do Livro
















E porque as atividades se sucedem, as bibliotecas escolares do agrupamento dinamizaram a tradicional Feira do Livro, que se realizou nas duas primeiras semanas de dezembro.

Com este Evento pretendeu-se estimular o gosto pela leitura junto dos  alunos e restante comunidade escolar. A proximidade e o contacto com os livros, possibilitaram aos alunos a exploração de diferentes géneros literários, diferentes autores, a vontade de ler e a criação de hábitos de leitura, o que, gradualmente, se refletirá na ampliação do vocabulário, na melhoria da compreensão e no desenvolvimento do pensamento crítico. 

A Feira do Livro na escola ofereceu, ainda, uma oportunidade para que os alunos e as famílias possam adquirir livros a preços mais acessíveis e a participar em atividades literárias, ajudando a criar uma comunidade escolar mais integrada e culturalmente enriquecida.


domingo, 1 de dezembro de 2024

Feira do livro


 Em dezembro, o Agrupamento de Escolas de Gouveia promove mais uma edição da Feira do Livro. Esta é uma possibilidade para os alunos, e todos os que nos visitarem, contactarem com novidades editoriais e, ainda, com animação de leitura nos vários espaços.

Aí encontrarão os maiores grupos editoriais do país com 10% de desconto sobre o preço de capa.
Convidamos a comunidade escolar e local a visitar a feira do Livro nas nossas escolas: de 2 a 6 de dezembro nas Escolas Básicas de Gouveia e Vila Nova de Tazem , de 9 a 13 na Escola Secundária de Gouveia.
Estas semanas serão, acima de tudo uma festa, a festa do livro e da leitura, porque ler é um prazer que deve ser partilhado.

Gouveia a ler


Com a intenção de desenvolver o gosto pela leitura, as Bibliotecas AEG promovem, em articulação com a área disciplinar de Português e com a Câmara Municipal, o Concurso de Leitura “Gouveia a Ler”, que tem como finalidade estimular o gosto e o prazer da leitura, para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura dos alunos

O Concurso "Gouveia a ler" desenrola-se em 2 fases: 

Leitura das obras selecionadas Estranhões e Bizarrocos- 1º Ciclo, Eduardo Água Lusa ;  Trisavó com pistola à cinta - 2º ciclo, de Alice Vieira ;  Saga - 3º Ciclo, de Sophia de Mello Breyner e  A esplanada sobre o mar  - Ensino Secundário, de Vergílio Ferreira) , prova escrita na segunda semana de janeiro e prova oral: terceira semana em data a determinar nos meses de março-abril. 

Prova escrita

- A prova é constituída por um questionário com itens de resposta fechada, escolha múltipla, verdadeiro/falso, correspondência, associação, ordenação… e um item de resposta aberta.

- Seleção de 6 alunos por ciclo para a prova oral (alunos com a melhor classificação na prova escrita) 

Prova oral (Leitura e argumentação)

- A prova oral será constituída por um momento de leitura expressiva e um momento de argumentação.- Nesta prova, os alunos serão avaliados ao nível da expressão/postura corporal, dicção, intensidade da voz, expressividade/entoação, fluência da leitura.

- Seleção dos 3 vencedores por ciclo

Consulta aqui o Regulamento 

Obras:

1º ciclo

Estranhões e Bizarrocos

2º ciclo

Trisavó de pistola à cinta

3º ciclo

Saga

Ensino Secundário

Esplanada sobre o mar