Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens

sábado, 19 de março de 2016

Semana Nacional da Leitura

O mote oficial da semana da leitura, "Elos de leitura", transformou-se num movimento vivo. Durante toda a semana alunos, professores do Agrupamento de Escolas de Gouveia , elementos da comunidade educativa e equipa da BE assim o sentiram nas atividades dinamizadas. Aqui fica uma pequena amostra. (informação mais detalhada no blogue de cada biblioteca)

"Super manhã"



A leitura e a rádio em sintonia... O programa "SUPER MANHÃ ", com Filipe Borges, foi sem dúvida, UMA SUPER MANHÃ na Escola Secundária de Gouveia, onde a leitura foi o mote para conversas... e, claro está, leituras ;).





quarta-feira, 16 de março de 2016

A estrela

A adaptação do conto de Vergílio Ferreira feita pela equipa de Biblioteca Escolar pretende divulgar a obra e, também, refletir sobre a obra  do escritor junto dos mais novos, e não só... Assim foi esta tarde na Universidade Senior... a estrela brilhou com mais intensidade graças ao olhar atento da plateia.



Olimpíadas da ortografia

Na semana da leitura os alunos foram convidados a participar nas Olimpíadas da ortografia. Cerca de 130 alunos responderam à chamada... A concorrer também se aprende.
A equipa da Biblioteca gostaria de agradecer a todos os alunos que participaram, o seu interesse e a persistência com que aderiram a esta iniciativa.

terça-feira, 15 de março de 2016

segunda-feira, 14 de março de 2016

Tertúlia Poética


Palavras escritas. Palavras ditas. Palavras sentidas e que nos unem.Um espaço de reflexão em torno da partilha dos tertulianos (Alunas da Universidade Senior, Dra Catarina Santos, Mesaque Ernesto e Leandro Francisco  de Moçambique (que estão a preparar-se para o exame nacional no seminário de Gouveia, alunos do 11ºA, Encarregados e Educação, 9ºC e Equipa da BE).  
Uma Bela homenagem aos escritores na semana da leitura!

.



No intervalo das palavras



Durante a semana da leitura temos leituras nos intervalos... no dia 14 esta atividade foi dinamizada pelo 9ºB ;)


domingo, 22 de março de 2015

Olimpíadas da ortografia




Na manhã de 17 de março ocorreu a primeira fase das Olimpíadas da Ortografia, destinada ao 3º CEB. Esta atividade,  pretende promover o gosto pela escrita e por uma ortografia correcta e teve uma participação significativa:  150 alunos a concurso. Destes serão selecionados os 20 alunos com melhores resultados (critérios: pontuação mais elevada, será ainda critérios de desempate a hora de entrega). Estes alunos irão realizar uma prova em data a definir no início do 3º Período.
 








Queremos agradecer a todos os alunos que participaram e o seu interesse e persistência com que aderiram a esta iniciativa. Desde já.... Parabéns a todos.

Toc'a a ler

O mote oficial da semana da leitura, Palavras do mundo, transformou-se num movimento vivo. Durante toda a semana Toc'a a ler... em todas as turmas alunos, professores, elementos da comunidade educativa e equipa da BE levaram a leitura às sala de aula. Aqui fica uma pequena amostra.

Encontro com autores - João Rebocho...

No dia 16 de março, decorreu, no anfiteatro da Escola Secundária , a palestra Os Maias: Episódios da vida Romântica- o cómico.  Dinamizada pelo Dr João Rebocho, para as turmas dos 12º anos. Atualmente Bibliotecário em Gouveia conversou com os alunos do 12º . O objetivo do encontro foi proporcionar aos participantes um contato direto com um escritor português, permitindo, assim, uma troca de ideias e uma abordagem geral da obra Os Maias. Apresentou, no decurso da palestra, as personagens da obra “Os Maias” que Eça de Queirós destaca através da caricatura: Eusebiozinho, João da Ega, Dâmaso Salcede, Conde de Gouvarinho, Tomás de Alencar, Condessa de Gouvarinho, Craft e Palma Cavalão. Referiu de forma breve os ambientes sociais caricaturados na obra: O Jantar no Hotel Central, a Corrida de Cavalos, o jantar em casa dos Gouvarinho, os episódios dos jornais Corneta do Diabo e a Tarde e o Sarau Literário do Teatro da Trindade. 

sexta-feira, 20 de março de 2015

Tertúlia - Literatura no feminino

Num momento em que a leitura está em festa, em que se comemora no dia 21 o dia mundial da poesia e no dia 8 de março o dia da mulher, na BE da Escola Secundária, aconteceu a Tertúlia literária Literatura no feminino. Alunos,pais, encarregados de educação e professores deram corpo a esta Tertúlia através da partilha de poemas, de músicas e ideias, em que a mulher foi o tema central.
Os poemas foram ganhando vida num misto de sentimento e festa. Poetas desde Camões, António Gedeão, Luís Peixoto, Jacques Brell, Eugénio de Andrade, Walter Hugo Mae, entre outros, saíram da prateleira e ganharam vida na voz dos presentes (participaram alunos dos 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºD, 10ºA e 11ºA). Um agradecimento especial à professora Paula Branco e aos alunos do 8ºC, presentes com poesia e música, e, ao professor Paulo Neves acompanhado com as alunas Sara Carvalho, Jéssica Diamantino e Catarina Marques que animaram a tarde com a sua alegria e música, e como é claro, a todos os participantes, sem esquecer os encarregados de educação e o João Paraíso, do 3ºB, que acompanhou a sua irmã, Raquel Paraíso, na leitura do poema Descalça vai para a fonte. 


quinta-feira, 12 de março de 2015

Exposições...


Já estão patentes no átrio da escola as exposições " O livro que ando a ler" e "Vergílio Ferreira entre a fiçcão e a filosofia". Uma exposição da autoria da Biblioteca Municipal de Arganil que pretende lembrar o autor natural de Melo- Gouveia, durante estas duas semanas.
Como desafio da Semana da leitura - 2015 a BE, em parceria coma área disciplinar de filosofia, propõe o Concurso “ A Melhor frase sobre a exposição A nossa terra a nossa Gente – Vergílio Ferreira entre a fiçcão e a filosofia"

Semana Nacional da leitura

Convictos da importância da leitura na formação pessoal, social e escolar de cada um de nós, as Bibliotecas de Gouveia (Escolares e Municipal), irão realizar mais uma edição da Semana da Leitura, que decorrerá de 16 a 20 de março, centrada no tema «Palavras do Mundo»
Ao longo desta semana, que se pretende seja vivida de forma especial e intensa à volta dos livros e da leitura, serão levadas a cabo atividades diversificadas, envolvendo os alunos dos vários níveis de ensino. Neste âmbito, destacam-se as Olimpíadas da Ortografia, presença dos escritores, nomeadamente, João Rebocho, para o ensino secundário. Salientam-se também, o “Roteiro Vergiliano” destinado 10º ano; ; exposições de “O livro que ando a ler”; ”A nossa terra a nossa gente”; exposição bio-bliográfica sobre Vergílio Ferreira“; Toc’a ler; sessões de poesia e Tertúlia literária Literatura no feminino . Estas e outras atividades poderão ser consultadas nos programas divulgados nas escolas e nos blogues de cada uma das BE. Agradecemos também a colaboração de todos os alunos e professores envolvidos em cada uma das atividades.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Projeto L

Na semana da leitura alguns alunos do 10ºA visitaram mais uma vez a junta de freguesia de S. Pedro com partilha de leituras, desta vez sobre a liberdade e o 25 de abril que se aproxima...


Roteiro vergiliano


Uma forma de  conhecer a vida e obra do escritor Vergílio Ferreira. O roteiro incluiu uma resenha histórica sobre o escritor e a sua literatura, dando a conhecer todo o seu espólio literário, na Sala Vergílio Ferreira da Biblioteca Municipal, seguiu-se a visita à aldeia de Melo que passou por alguns lugares que marcaram a sua vida e obra literária. A aldeia natal está presente em muitas das obras do autor, como podemos ver na  abertura da Aparição:
“Sento-me aqui nesta sala vazia e relembro. Uma lua quente de Verão entra pela varanda, ilumina uma jarra de flores sobre a mesa. Olho essa jarra, essas flores, e escuto o indício de um rumor de vida, o sinal obscuro de uma memória de origens. No chão da velha casa a água da lua fascina-me. Tento, há quantos anos, vencer a dureza dos dias, das ideias solidificadas, a espessura dos hábitos, que me constrange e tranquiliza. Tento descobrir a face últimas das coisas e ler aí a minha verdade perfeita.
Mas tudo esquece tão cedo, tudo é tão cedo inacessível. Nesta casa enorme e deserta, nesta noite ofegante, neste silêncio de estalactites, a lua sabe a minha voz primordial”.

Na semana da leitura " A fruta foi outra"

Livros foram disponibilizados na sala dos professores em caixas de fruta recicladas...

Montras com livros

Na semana da leitura os livros decoraram os corredores da escola ...