Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 11 de abril de 2017
sábado, 19 de março de 2016
Semana Nacional da Leitura
O mote oficial da semana da leitura, "Elos de leitura", transformou-se
num movimento vivo. Durante toda a semana alunos, professores do Agrupamento de Escolas de Gouveia , elementos
da comunidade educativa e equipa da BE assim o sentiram nas atividades
dinamizadas. Aqui fica uma pequena amostra. (informação mais detalhada
no blogue de cada biblioteca)
"Super manhã"
A leitura e a rádio em sintonia... O programa "SUPER MANHÃ ", com Filipe Borges,
foi sem dúvida, UMA SUPER MANHÃ na Escola Secundária de Gouveia, onde a leitura foi o mote para conversas... e, claro está, leituras ;).
quarta-feira, 16 de março de 2016
A estrela
Olimpíadas da ortografia
Na semana da leitura os alunos foram convidados a participar nas Olimpíadas da ortografia. Cerca de 130 alunos responderam à chamada... A concorrer também se aprende.
A
equipa da Biblioteca gostaria de agradecer a todos os alunos que
participaram, o seu interesse e a persistência com que aderiram a esta
iniciativa.
terça-feira, 15 de março de 2016
segunda-feira, 14 de março de 2016
Tertúlia Poética
Palavras escritas. Palavras ditas. Palavras sentidas e que nos unem.Um espaço de reflexão em torno da partilha dos tertulianos (Alunas da Universidade Senior, Dra Catarina Santos, Mesaque Ernesto e Leandro Francisco de Moçambique (que estão a preparar-se para o exame nacional no seminário de Gouveia, alunos do 11ºA, Encarregados e Educação, 9ºC e Equipa da BE).
Uma Bela homenagem aos escritores na semana da leitura!
.
No intervalo das palavras
Durante a semana da leitura temos leituras nos intervalos... no dia 14 esta atividade foi dinamizada pelo 9ºB ;)
segunda-feira, 7 de março de 2016
domingo, 22 de março de 2015
Olimpíadas da ortografia
Queremos agradecer a todos os alunos que participaram e o seu interesse e persistência com que aderiram a esta iniciativa. Desde já.... Parabéns a todos.
Toc'a a ler
O mote oficial da semana da leitura, Palavras do mundo, transformou-se num movimento vivo. Durante toda a semana Toc'a a ler... em todas as turmas alunos, professores, elementos da comunidade educativa e equipa da BE levaram a leitura às sala de aula. Aqui fica uma pequena amostra.
Encontro com autores - João Rebocho...
sexta-feira, 20 de março de 2015
Tertúlia - Literatura no feminino
Num momento em que a leitura está em festa, em que se comemora no dia 21 o dia mundial da poesia e no dia 8 de março o dia da mulher, na BE da Escola Secundária, aconteceu a Tertúlia literária Literatura no feminino. Alunos,pais, encarregados de educação e professores deram corpo a esta Tertúlia através da partilha de poemas, de músicas e ideias, em que a mulher foi o tema central.
Os poemas foram ganhando vida num misto de sentimento e festa. Poetas desde Camões, António Gedeão, Luís Peixoto, Jacques Brell, Eugénio de Andrade, Walter Hugo Mae, entre outros, saíram da prateleira e ganharam vida na voz dos presentes (participaram alunos dos 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºD, 10ºA e 11ºA). Um agradecimento especial à professora Paula Branco e aos alunos do 8ºC, presentes com poesia e música, e, ao professor Paulo Neves acompanhado com as alunas Sara Carvalho, Jéssica Diamantino e Catarina Marques que animaram a tarde com a sua alegria e música, e como é claro, a todos os participantes, sem esquecer os encarregados de educação e o João Paraíso, do 3ºB, que acompanhou a sua irmã, Raquel Paraíso, na leitura do poema Descalça vai para a fonte.
quinta-feira, 12 de março de 2015
Exposições...
Já estão patentes no átrio da escola as exposições " O livro que ando a ler" e "Vergílio Ferreira entre a fiçcão e a filosofia". Uma exposição da autoria da Biblioteca Municipal de Arganil que pretende lembrar o autor natural de Melo- Gouveia, durante estas duas semanas.
Como desafio da Semana da leitura - 2015 a BE, em parceria coma área disciplinar de filosofia, propõe o Concurso “ A Melhor frase sobre a exposição A nossa terra a nossa Gente – Vergílio Ferreira entre a fiçcão e a filosofia"
Semana Nacional da leitura
Convictos
da importância da leitura na formação pessoal, social e escolar de cada
um de nós, as Bibliotecas de Gouveia (Escolares e Municipal), irão
realizar mais uma edição da Semana da Leitura, que decorrerá de 16 a 20
de março, centrada no tema «Palavras do Mundo»
Ao longo
desta semana, que se pretende seja vivida de forma especial e intensa à
volta dos livros e da leitura, serão levadas a cabo atividades
diversificadas, envolvendo os alunos dos vários níveis de ensino. Neste
âmbito, destacam-se as Olimpíadas da Ortografia, presença dos escritores, nomeadamente, João Rebocho, para o ensino secundário.
Salientam-se também, o “Roteiro Vergiliano” destinado 10º ano; ; exposições de “O livro que ando a ler”; ”A
nossa terra a nossa gente”; exposição bio-bliográfica sobre Vergílio
Ferreira“; Toc’a ler; sessões de poesia e Tertúlia literária Literatura no feminino . Estas e outras atividades poderão ser
consultadas nos programas divulgados nas escolas e nos blogues de cada
uma das BE. Agradecemos também a colaboração de todos os alunos e
professores envolvidos em cada uma das atividades.
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Projeto L
Na semana da leitura alguns alunos do 10ºA visitaram mais uma vez a junta de freguesia de S. Pedro com partilha de leituras, desta vez sobre a liberdade e o 25 de abril que se aproxima...
Roteiro vergiliano
Uma forma de conhecer a vida e obra do escritor Vergílio Ferreira. O
roteiro incluiu uma resenha histórica sobre o escritor e a sua
literatura, dando a conhecer todo o seu espólio literário, na Sala
Vergílio Ferreira da Biblioteca Municipal, seguiu-se a visita à
aldeia de Melo que passou por alguns lugares que
marcaram a sua vida e obra literária. A aldeia natal está presente em muitas das obras do autor, como podemos ver na abertura da Aparição:
“Sento-me aqui nesta sala vazia e relembro. Uma lua quente de Verão entra pela varanda, ilumina uma jarra de flores sobre a mesa. Olho essa jarra, essas flores, e escuto o indício de um rumor de vida, o sinal obscuro de uma memória de origens. No chão da velha casa a água da lua fascina-me. Tento, há quantos anos, vencer a dureza dos dias, das ideias solidificadas, a espessura dos hábitos, que me constrange e tranquiliza. Tento descobrir a face últimas das coisas e ler aí a minha verdade perfeita.
Mas tudo esquece tão cedo, tudo é tão cedo inacessível. Nesta casa enorme e deserta, nesta noite ofegante, neste silêncio de estalactites, a lua sabe a minha voz primordial”.
“Sento-me aqui nesta sala vazia e relembro. Uma lua quente de Verão entra pela varanda, ilumina uma jarra de flores sobre a mesa. Olho essa jarra, essas flores, e escuto o indício de um rumor de vida, o sinal obscuro de uma memória de origens. No chão da velha casa a água da lua fascina-me. Tento, há quantos anos, vencer a dureza dos dias, das ideias solidificadas, a espessura dos hábitos, que me constrange e tranquiliza. Tento descobrir a face últimas das coisas e ler aí a minha verdade perfeita.
Mas tudo esquece tão cedo, tudo é tão cedo inacessível. Nesta casa enorme e deserta, nesta noite ofegante, neste silêncio de estalactites, a lua sabe a minha voz primordial”.
quarta-feira, 2 de abril de 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)







